Nádia Melo tem 31 anos, é natural da Ilha Terceira (Açores) e há 8 que descobriu a sua intolerância à lactose. Convidámo-la a dar o seu testemunho sobre como é (con)viver com esta intolerância alimentar.
Após estes anos, teve de reduzir o consumo de alguns produtos lácteos e sabe aqueles que não pode mesmo consumir, por não serem bem tolerados pelo seu organismo… e até já arranjou forma de contornar as consequências e, de vez em quando, comer aqueles pratos que lhe sabem mesmo bem, mesmo contendo lactose.
Um dos grandes desafios que enfrenta é a pouca oferta de produtos alternativos, na zona onde reside. No entanto, há que saber contornar os obstáculos e, a seu ver, há uma chave para lidar com a intolerância à lactose: a moderação.
Viver com intolerância à lactose: Nádia Melo
Como e há quanto tempo descobriu que é intolerante à lactose?
Por volta dos 23 anos, comecei a sentir algum desconforto após ingerir produtos com lactose. Consultei o meu médico e este confirmou a intolerância.
Tem ou teve algum aconselhamento médico ao nível da alimentação?
Nada de grande relevância.
Quais são, para si, os principais desafios de ser intolerante à lactose?
O principal desafio, para quem gosta de comer como eu, é ser obrigado a não comer certos alimentos. Sou de uma região pequena e sempre que faço uma refeição fora de casa é um desafio. Deixei de tomar o pequeno-almoço fora de casa, pois não há opções no mercado da restauração.
Quais foram as principais alterações que teve de fazer na sua alimentação depois de descobrir a intolerância?
Adaptar-me a outro tipo de leite sem ser o de vaca custou-me muito. E também reduzir drasticamente queijo, manteiga e natas.
Deixou mesmo de consumir produtos lácteos?
Alguns. Iogurtes gregos, para mim, são um pesadelo, passo mesmo mal. O mesmo acontece com o pão de leite e gelados mais fortes.
Que alternativas aos produtos lácteos costuma consumir e porquê?
Optei pelo leite sem lactose. As natas de soja light também são uma boa opção para amantes de molhos com natas e que não gostem do aroma que a soja origina. São alimentos que sempre usei no dia-a-dia.
Algo que também deixei de consumir foram os iogurtes, mas só por não existir variedade na minha zona. Por vezes, nem existe opção.
Mesmo sabendo que poderá ter sintomas, continua a consumir alguns produtos com lactose? Quais e porquê?
O produto que me faz “pecar” mais é o queijo, pois é algo que sempre adorei. As alternativas sem lactose são muito caras e, em termos de sabor, ficam muito atrás.
Há alguns alimentos com lactose que consiga consumir, mesmo sendo intolerante?
Consigo ingerir de tudo se for moderada. Por exemplo, se jantar pizza, nos 2 a 3 dias seguintes reduzo o consumo de produtos com lactose. Já uma massa com natas, para o meu sistema, é mais agressiva…então, faço dieta por mais uns dias, só para não ter sintomas.
Que conselhos daria a quem está agora a começar a lidar com a intolerância à lactose?
Tudo é uma questão de hábito e equilíbrio.
NOTA: o conteúdo constante nas respostas às questões é da exclusiva responsabilidade da sua autora.