Warning: Undefined array key "options" in /home/intoleranciaalac/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192
Sou intolerante à lactose. E agora? - ial

Parcerias

Sou intolerante à lactose. E agora?

Quando há um diagnóstico de intolerância à lactose (condição que atinge, em alguma fase da vida, cerca de ⅓ da população) a primeira questão que se coloca é: “e agora?”.

Obviamente que é melhor não sermos intolerantes a um alimento do que sermos. No entanto, neste caso concreto, não há razão para ficarmos muito ansiosos, uma vez que:

  1. A maioria das pessoas com intolerância a este açúcar do leite, é-o de uma forma que lhes permite ingerir todos os tipos de alimentos (à exceção, logicamente, do leite com lactose em quantidades significativas);
  2. A primeira ação é substituir o leite simples por leite sem lactose, ao pequeno-almoço e ao lanche (se aplicável);
  3. Os derivados do leite (queijo e iogurtes) têm quantidades baixas de lactose, pelo que a maior parte das pessoas com este diagnóstico consegue ingerir esses alimentos, sem qualquer reação. Atenção: a dose pode fazer diferença, isto é, se comerem ou beberem muitos iogurtes ou comerem muito queijo, poderão sentir transtornos gastrointestinais.

De qualquer modo, por outro lado, é importante estarmos atentos aos rótulos dos alimentos, isto porque a menção “sem lactose”, muitas vezes, existe em alimentos que poderão nem ter lactose de base, o que não é correto e pode provocar uma compra por impulso desnecessária e muitas vezes mais cara.

Felizmente, existem no mercado suplementos alimentares que substituem a ação da enzima lactase (que degrada a lactose em açúcares mais simples), permitindo, com uma toma prévia deste suplemento, que os intolerantes à lactose mais sensíveis possam comer todo o tipo de alimentos.

Se desconfiarem de alguma intolerância à ingestão de leite ou se tiverem um diagnóstico de intolerância à lactose, aconselho que procurem a orientação profissional de um nutricionista, para que equilibrem a vossa alimentação e não façam exclusões na vossa dieta que nada de benéfico vos vão trazer, podendo, inclusivamente, levar à supressão de alguns nutrientes muito importantes para a nossa saúde, como é o caso do cálcio.

NOTA: o conteúdo deste artigo é da exclusiva responsabilidade da sua autora.