Warning: Undefined array key "options" in /home/intoleranciaalac/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192
Setembro e alimentação saudável: vamos recomeçar? - ial

Parcerias

Setembro e alimentação saudável: vamos recomeçar?

Setembro é para mim (e acredito que para muitos portugueses) um mês de recomeços. É neste mês que começa o ciclo mais importante da vida de muitas famílias, o novo ano letivo.

Seja qual o for o nosso padrão alimentar (mediterrânico, vegetariano, ovolatovegetariano) ou mesmo se formos alérgicos ou intolerantes a algum alimento ou conjunto de alimentos (doença celíaca, intolerância à lactose, alergia ao marisco, entre outros), os meses de férias são sempre de algumas alterações alimentares. Horários menos regrados, ofertas alimentares diversificadas nos locais de férias, os gelados, as bolas de Berlim, as bebidas frescas são presenças frequentes em junho, julho e agosto.

Em setembro, começamos a tratar do material escolar, das atividades extracurriculares dos mais pequenos, mas também é o momento de colocar em prática algumas resoluções de férias. Entre muitos desejos, comer de forma mais saudável e melhorar a nossa saúde são aquelas que mais recorrentemente são enunciadas. Como fazê-lo? Deixo aqui algumas dicas:

  1. Marcar uma consulta de nutrição para si e, se achar adequado, para os elementos da sua família.
  2. Programa as rotinas alimentares, perceber onde vamos fazer as nossas refeições e as dos nossos filhos e organizar essa logística.
  3. Procurar ementas adequadas para o ponto 2 e, a partir daí, fazer as compras adequadas.

Desta forma, e com a ajuda do/a nutricionista, vamos conseguir melhorar nossos hábitos alimentares e, com isso, a nossa saúde. Mas não se isolem nestas mudanças: envolvam os vossos familiares diretos (marido, mulher e/ou filhos).

Mas não fiquem por aí. Se não praticam atividade física, recomecem com o aconselhamento de um profissional ou, pelo menos, iniciem caminhadas.

É muito importante que estas alterações se façam, se possível, antes do início do ano letivo. Nesta fase, terão mais disponibilidade para essas mudanças e, quando as aulas começarem, o ritmo vai acelerar e a temática da alimentação pode já estar a circular sobre carris. Mas, se isso não for viável, usem os fins de semana para essas implementações.

Por fim, depois das férias, privilegiem a água como bebida quase exclusiva das vossas refeições. Deixem para trás os refrigerantes e as bebidas alcoólicas e façam também uma pausa nos sumos 100% fruta.

Tornem-se assim mais saudáveis, mais leves, mais felizes. Preparem o regresso à rotina e com isso estarão a melhorar a vossa saúde e, sem se aperceberem, o Verão de 2023.

NOTA: o conteúdo deste artigo é da exclusiva responsabilidade da sua autora.