Cláudia Rebelo sentia, frequentemente, má disposição e tinha cólicas e diarreia, cuja origem desconhecia. Nessa sequência, começou a experimentar uma dieta de exclusão-reintrodução alimentar, até perceber que era a lactose que lhe provocava o mal estar.
Foi há três anos que Cláudia descobriu a sua intolerância à lactose e, com aconselhamento médico, descobriu uma forma eficaz de lidar com este problema: tomar enzima lactase sempre que sabe que vai consumir produtos com lactose. É dessa forma, bem como com alguns ajustes, nomeadamente substituições, que fez na sua dieta, que Cláudia lida sem problemas com a intolerância. Para ela, voltar a ter os mesmos sintomas está fora de questão.
Viver com intolerância à lactose: Cláudia Rebelo
Como e há quanto tempo descobriu que é intolerante à lactose?
Descobri que sou intolerante à lactose há cerca de três anos. Demorei algum tempo até perceber de onde vinha a má disposição, as cólicas e diarreias severas, comecei a cortar em alguns alimentos até que percebi que era a lactose. Penso que foi com um gelado de leite que tive a certeza de que era a lactose que me provocava os sintomas.
Quais foram as principais alterações que teve de fazer na sua alimentação depois de descobrir a intolerância?
Apenas troquei o leite e os iogurtes por alternativas vegetais. Tudo o resto já praticamente não consumia.
Quais são, para si, os principais desafios de ser intolerante à lactose?
Para mim, há um desafio que é o principal: sempre que faço uma refeição fora, não me posso esquecer de perguntar se o prato que estou a escolher leva lactose e caso a resposta seja afirmativa, tomar logo um Lisolac.
Com que frequência toma suplementos de enzima lactase e porquê?
Não consigo precisar a frequência com que tomo Lisolac. Sempre que quero comer algo que sei que tem lactose vou precavida e levo o Lisolac comigo.
Teve algum aconselhamento médico relativamente à toma de suplementos de lactase?
Sim, tive. Foi através de recomendação médica que tive conhecimento do Lisolac.
Quais são, para si, os benefícios da toma de enzima lactase?
O suplemento leva-me a conseguir comer tudo o que me “apetece” sem correr o risco de me sentir mal.
Mesmo sabendo que poderá ter sintomas, continua a consumir alguns produtos com lactose? Quais e porquê?
Não, não consumo. Não quero sequer arriscar voltar a ter uma reação por consumo de lactose, é um desconforto muito grande.
Que conselhos daria a quem está agora a começar a lidar com a intolerância à lactose?
Antes de mais, deve falar com um médico para saber quais as opções e qual o caminho a seguir. Felizmente, hoje em dia, há imensas opções de produtos sem lactose que são tão saborosos como se tivessem lactose e não deve haver medo nenhum em experimentar novos sabores. É tudo uma questão de hábito e, muitas vezes, as mudanças são para melhor.
NOTA: o conteúdo das respostas é da exclusiva responsabilidade da sua autora.