O queijo fresco pode ser uma excelente forma de obter cálcio e outros nutrientes para a nossa dieta. Porém, na generalidade dos casos, quem é intolerante à lactose costuma ter de banir este alimento da sua dieta, pois, sendo um tipo de queijo que não passa pelo processo de cura, não vê o seu teor em lactose reduzido, tal como acontece em queijos com maior tempo de maturação.
Porém, além de ser uma fonte de cálcio, o queijo fresco pode apresentar outros benefícios para a nossa saúde. Entre eles encontramos o facto de, na sua variedade magra, o queijo fresco não se encontrar associado ao aumento do risco de hipertensão arterial ou AVC, segundo a Associação Portuguesa de Nutrição.
Como sabemos – e felizmente para quem é intolerante à lactose -, a oferta de produtos, nomeadamente de laticínios, sem lactose é cada vez maior e a Matinal acaba de lançar este queijo de textura macia e aveludada numa versão sem lactose. Segundo a marca, o queijo fresco sem lactose é “uma opção equilibrada para quem aprecia todo o sabor, qualidade e sofisticação de Matinal, mas é intolerante à lactose”.
Outras marcas de queijo fresco sem lactose
O queijo Matinal é talvez a mais recente adição sem lactose à arca deste tipo de produtos, nas grandes superfícies. Todavia, não é só esta marca que tem queijo fresco sem lactose à disposição dos consumidores. Eis outras marcas que também produzem queijo fresco sem lactose:
- Equilíbrio (Continente)
- Pura Vida (Pingo Doce) [Catálogo de produtos sem lactose disponível aqui]
- Vital (Mini Preço)
- PorSi Viva Bem (Intermarché)
- Auchan
- Président
- Paiva