Sem ovos. Sem açúcar. Sem lactose. Como assim? E continuamos a ter um pudim flan delicioso e destinado a intolerantes à lactose? Bom, é mesmo verdade. Para todos aqueles que tantas vezes nos pedem sobremesas acessíveis para quem tem esta condição, deixamos aqui esta bela surpresa que vos vai deixar com água na boca. É DE-LI-CI-OSA! Substituímos os ovos pelo açafrão, fizemos umas mudanças e o resultado vai estar à vista:
Ingredientes:
● 380ml de leite sem lactose
● 4 colheres de sopa de um ingrediente adoçante (mel ou geleias, por exemplo)
● ¼ de colher de chá de açafrão em pó
● 1 colher de chá de aroma de baunilha
● 2 colheres de sopa de amido de milho (maizena)
● 5 folhas de gelatina
● Caramelo: 2 colheres de sopa de açúcar de coco e 2 colheres de sopa de água
NOTA: Cada chávena de chá indicada equivale a 240ml.
Modo de preparação:
1. Num tacho misturamos o leite, o adoçante, o açafrão, o aroma de baunilha e a maisena. Deixamos a ferver durante dois minutos até ficar cremoso. Retiramos do lume e deixamos arrefecer.
2. Olhamos, enquanto arrefece, para a preparação da gelatina. Colocamos as folhas de gelatina a hidratar em água (numa grande porção) até amolecerem. Escorremos com passador e colocamos no tacho onde fizemos a preparação anterior (já arrefecido).
3. Antes de avançar convém relembrar que a gelatina não deve ser dissolvida em líquidos muito quentes porque arrisca-se a perder as suas propriedades. 4. Em seguida misturamos tudo bem e depois passamos um outro recipiente e trituramos com a varinha mágica.
5. Depois colocamos em formas (podem ser de muffins, por exemplo) e levamos ao frigorífico. Deve ficar por lá durante duas horas, aproximadamente. 6. Depois, para a parte do caramelo, levamos ao lume o açúcar com a água. Mexemos bem para que se vá dissolvendo (Nota: não vai ficar logo em caramelo, é progressivo à medida em que vai arrefecendo).
7. No fim, tiramos os pudins das formas e regamos com o caramelo a nosso gosto. Uma delícia de sobremesa!