Produtos sem lactose

Onde posso encontrar queijos sem lactose?

Quem disse que as pessoas intolerantes à lactose têm de dizer adeus ao queijo? Geralmente odiado ou amado, há queijos para todos os gostos e de todos os feitios. Para barrar no pão, comer com bolachas ao lanche, fazer pratos principais. Enfim, conseguimos pensar em infinitas utilizações para o queijo. Tradicionalmente feito à base de leite animal – vaca, cabra, ovelha, entre outros – não era considerado adequado em dietas livres de lactose. 

No entanto, já é possível encontrar uma miríade de sítios que oferecem esta delícia isenta deste hidrato de carbono. Vamos revelar onde comprar queijos sem lactose.

Hipermercados

São muitos os hipermercados em Portugal com uma vasta gama de produtos sem lactose, incluindo queijo. O Pingo Doce, por exemplo, lançou uma gama exclusivamente isenta de lactose, que inclui leite, pizza, iogurte, bolachas e, claro, queijo. Entre eles estão queijos frescos e de barrar, mas também flamengo e curado, ideal para um jantar de amigos.

O Continente também conta com alguns queijos sem lactose. Seja do próprio hipermercado (gama Equilíbrio) ou de outras marcas, há uma imensa variedade para intolerantes à lactose. Estão à venda queijos flamengo, de barra, curados, frescos e tantos outros de marcas como Castelões, Paiva, La Bocatería ou Philadelphia. 

Se são fãs do Lidl, não pensem que terão que ir a outro espaço para encontrar queijos sem lactose. Também este hipermercado vende uma série de produtos, como o queijo flamengo da Terra do Vento dos Açores, queijo para barrar da Milbona e até mesmo mozarella, para pizzas, saladas e outros pratos deliciosos.

Também no Auchan é possível encontrar uma série de produtos sem lactose. Na secção dos queijos há para barrar, flamengo fatiado, queijo fresco (marca Auchan, Matinal, Paiva, entre outras). Se andarem à procura de uma gama variada de queijos sem lactose para organizar um jantar ou simplesmente ter em casa porque gostam de experimentar novos sabores, o Auchan tem mais oferta no que respeita à diversidade de queijos. Aqui, também encontra queijo Brie, Feta, Emmental ralado, queijo de cabra em rolo, e mozarella. Para os verdadeiros amantes de queijo, há também um queijo de Seia, da marca Lagos.

O Supermercado El Corte Inglès também oferece uma imensa variedade de queijos sem lactose, nomeadamente queijo fresco, para barrar, em fatias, mas também curado, mozzarella, Brie, e até mesmo mascarpone – ideal para fazer tiramisu. Se o objetivo é abastecerem-se com queijo para o mês, vale mesmo a pena ir ao El Corte Inglès, já que parece ser o que mais variedade tem.

Opções de queijo sem lactose mais perto de si

Com supermercados espalhados um pouco por todo o país, não vai ser difícil encontrar um com vários produtos isentos de lactose. No entanto, se a ideia é algo mais caseiro e que vá ao encontro de outras dietas como a vegan, por exemplo, é melhor mesmo encomendarem online ou visitarem algumas destas lojas. 

Dentro do restaurante Las Vegan Lisboa vive a Pistácio, uma loja de produtos vegan com queijos sem lactose caseiros. Entre os diferentes tipos há clássicos como Roquefort ou Camembert para os verdadeiros amantes desta iguaria. A trabalhar a partir de Aveiro, a Queijaria Verde é outro dos projetos focados em queijos sem lactose, feitos por e para pessoas com dietas vegan. A Cura é outra fantástica opção. Com pontos de venda física no norte do país, esta queijaria também existe online e oferece uma vasta variedade de queijos, incluindo Camembert, queijo blue, feta, vários tipos de curados com sabores e aromas diferentes, e até mesmo um pack de petiscos, onde se inclui uma combinação de vários. A Muka assume-se como loja especializada em “alternativa vegetal ao queijo”, e vende online para todo o país, menos Açores, Madeira, Bragança, Guarda, Vila Real e Viana do Castelo.


Agora já não há desculpa para não experimentarem aquela pizza caseira há tanto tempo guardada nos favoritos, ou fazer a tal jantarada com o grupo todo de amigos, vegans e intolerantes à lactose incluídos. De deixar água na boca, não é?