Warning: Undefined array key "options" in /home/intoleranciaalac/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192
Onde comer sem lactose: Salatina (Coimbra) - ial

Onde comer sem lactose

onde-comer-sem-lactose-salatina-coimbra

Onde comer sem lactose: Salatina (Coimbra)

Abriu portas em 2018 e já conquistou muitos fãs desde então. Especialista em brunch, serve de tudo um pouco, incluindo pratos e bebidas sem lactose. Mas de onde vem o nome? Salatina foi como ficaram conhecidos os residentes da Alta de Coimbra que tiveram de ser realojados noutras zonas da cidade para ali se construir a cidade universitária. O restaurante situa-se precisamente numa dessas zonas.

O conceito de brunch começou a ser utilizado em 1875 para descrever “a refeição de Domingo dos festivaleiros de Sábado à noite”. Costumava ser apenas servido neste dia da semana, mas tornou-se tão popular que há vários restaurantes com cartas diárias de brunch

Tomar um brunch no Salatina

Hoje é a vez de vos apresentarmos o Salatina, que além de pratos típicos de brunch (panquecas, tostas, iogurte com granola), também inclui escolhas mais consistentes e cocktails. Um boozy brunch – com bebidas alcoólicas incluídas – leva o conceito mais além e transforma esta refeição numa verdadeira festa. No Salatina, são os clientes que escolhem!

Colorida e saborosa, a comida do Salatina chega-nos à mesa com bonitos empratamentos, mesmo a pedir uma partilha nas redes sociais! Mas vamos falar-vos dos pratos…. O menu do restaurante está dividido por secções: pequeno-almoço, brunch, almoço e lanche. Há também uma vasta seleção de bebidas de que falaremos mais tarde. Todas as criações vegan são, naturalmente, isentas de lactose, tal como algumas das vegetarianas. Outras podem ser adaptadas para serem consumidas por intolerantes à lactose.

O brunch parece ser uma das refeições mais abrangentes, isto é, pode abarcar quase tudo no que toca a comida. De sandwiches a croissants, passando pelas smoothie bowls, pelos wraps ou pela imensa variedade de ovos, não vai ser nada fácil escolher.

Pratos e bebidas sem lactose 

Há uma série de pratos sem lactose, como a tosta de abacate, os hambúrgueres vegetais, a tosta vegan – com hummus de beterraba, cogumelos frescos e espinafres salteados, curcuma e queijo vegan – o mix de fruta do dia, ou sobremesas como o manjar de coco, por exemplo. Vários outros podem ser adaptados, como o banana bread sem iogurte ou doce de leite, a salada de frango, os ovos Royale sem molho holandês. Os clientes são encorajados a referir quaisquer intolerâncias ou alergias à equipa do Salatina. É isso mesmo que diz no individual de papel, que tem também o menu completo, e até alguns jogos para passar o tempo, como palavras cruzadas.

Há também vários sumos naturais e bebidas à base de chá e de café onde o leite pode ser substituído por bebida vegetal. Bebidas de assinatura incluem latte de beterraba ou mocaccino.

Há um universo de comidas e bebidas para explorar, por isso se vivem em Coimbra ou algum dia forem até lá, reservem mesa e apaixonem-se pelos pratos originais deste moderno espaço gastronómico.

Sobre

Nome: Salatina

Morada: Rua do Brasil, 189, 3030-175 Coimbra, Portugal

Telefone: 239 723 181

Horário: Quarta à Sexta, 10h00–19h30

Facebook

Instagram