Os alimentos para desportistas ricos em proteína são, muitas vezes, consumidos por atletas, tendo em conta o seu potencial para o aumento da massa muscular.1
Neste artigo, damos-lhe a conhecer 10 produtos proteicos sem lactose, tanto em pó – que pode utilizar em batidos ou noutras misturas culinárias – como em formatos prontos a consumir.
5 alimentos para desportistas em pó, ricos em proteína
100% Vegan Protein (Prozis): Neutro ou com sabor a baunilha, bolacha e nata ou chocolate (simples ou com avelã), este alimento é uma combinação de proteínas vegetais e é enriquecido com enzimas digestivas (entre as quais a lactase, enzima necessária à digestão da lactose). Para preparar um batido, basta acrescentar água ou bebida vegetal.
Proteína Vegetal Freaking Good (Prozis): Para os mais gulosos, a Prozis preparou este pó rico em proteína com sabores que nos deixam água na boca: bombom de chocolate, cheesecake de morango, tarte de limão, manteiga de amendoim, mochaccino, pepitas de chocolate, speculoos e até pipocas caramelizadas. Na base deste alimento estão proteínas vegetais de soja, ervilha, arroz e cânhamo.
Proteína My Vegan (Myprotein): De soja, ervilha, arroz integral ou cânhamo ou ainda preparadas com recurso a misturas, a Myprotein desenvolveu uma gama de pós de proteínas vegan, “para aquelas pessoas que querem batidos proteicos de origem vegetal”.
Super Vegan Protein (Iswary): Do leque de produtos sem lactose da Iswari fazem parte os pós de proteína Super Vegan, especialmente preparados para desportistas.
Proteína de ervilha isolada (Bulk): Após vários testes, as ervilhas amarelas foram o ingrediente escolhido pela Bulk para preparar este produto proteico em pó.
5 alimentos para desportistas ricos em proteína, prontos a consumir
Iogurte proteína morango (Kaiku): Sendo uma das marcas com experiência na produção de iogurtes sem lactose, a Kaiku desenvolveu também um produto enriquecido com proteína. Nos 150 gramas da embalagem deste iogurte de morango, 13 gramas são proteína.
Leite com cacau e proteína (Mimosa): A pensar na recuperação pós-treino dos intolerantes, a Mimosa incluiu na sua gama de produtos sem lactose o Mimosa Proteína, uma bebida de cacau que contém 20 gramas de proteína por embalagem.
Brownie proteico (Bulk): Este brownie foi feito para quem prefere uma alternativa sólida (e doce!) às bebidas proteicas. O brownie proteico da Bulk é feito a partir de chocolate amargo e adoçado com xarope de aveia, xarope de tâmaras e açúcar mascavado.
Barra de proteína (Sportyfeel): As barras são também alternativas práticas e deliciosas para a ingestão de uma dose extra de proteína. No Lidl, poderá encontrar as barras Sportyfeel, nas versões menta e chocolate negro ou amêndoa com chocolate negro.
Massa proteica (Max Sport): Esta nossa última sugestão pode ser uma surpresa. Uma massa rica em proteína? É verdade! A pensar nos verdadeiros amantes da cozinha italiana, a Max Sport tem no seu cardápio duas variedades de massa proteica, sem glúten nem lactose: soja e quinoa ou soja e feijão azuki.
Referências Bibliográficas:
1 Pasiakos SM, McLellan TM, Lieberman HR. The effects of protein supplements on muscle mass, strength, and aerobic and anaerobic power in healthy adults: a systematic review. Sports Med. Janeiro de 2015;45(1):111–31.