Muito populares e vastamente consumidos em Portugal, os morangos enchem de cor e vivacidade as prateleiras de supermercados e pequenos mercados em duas estações do ano: inverno e primavera. Esta fruta tem benefícios para todo o organismo, podendo (e devendo) ser consumida por toda a família.
No entanto, se esta leva está menos doce ou as crianças fazem birra, nada melhor do que uma mousse de morango. A maioria das receitas de mousse tem lactose, mas o que não falta são opções isentas deste dissacarídeo, com a mesma consistência e frescura.
Esta mousse de morango inclui aquafaba, nome dado ao líquido que resta da cozedura de leguminosas como grão-de-bico ou feijões. Pode ser considerado o ingrediente (não tão) secreto de uma dieta vegan, porque, quando batido, assume a mesma consistência das claras em castelo.
Esta nossa sugestão de mousse de morango é vegan e isenta de glúten. De água na boca? Nós também! Confira abaixo todo o passo a passo para pôr mãos à obra.
Ingredientes
- 200 gramas de morangos cortados (podem ser congelados)
- 1 colher de chá de pó de agar
- 3 colheres de chá de xarope de ácer (que podem ser substituídas por mel ou agave)
- 185 gramas de Tofu sedoso
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 60ml de aquafaba (diretamente de um frasco ou preparado em casa*)
- 1 colher de chá de sumo de limão
Modo de Preparação
- Primeiro, arranjar e cortar os morangos para uma panela com o pó de agar e o xarope. Deixar cozinhar por três minutos e passar os morangos desfeitos por um liquidificador, adicionando o tofu e o extrato de baunilha, até que se obtenha uma mistura homogénea e cremosa.
- Para a aquafaba “em castelo”, escoar a água das leguminosas e bater no processador ou com um batedor de varas, durante cinco minutos. A ideia é atingir a mesma consistência das claras batidas (a vantagem da aquafaba é que pode ser batida em excesso e, mesmo assim, mantém a consistência). Acrescentar o sumo de limão e bater durante mais dois minutos.
- Voltar à mistura dos morangos, mexer ligeiramente com uma colher e envolver, aos poucos, a aquafaba batida.
- Separar o preparado em taças e levar ao frigorífico (ou congelador, para uma refrigeração mais rápida). Sugerimos deixar a mousse de morangos no frio durante a noite ou uma hora no congelador. Fácil, não é?