Produtos sem lactose

Fidu e Freeness: snacks sem lactose

Fidu e Freeness são duas marcas 100% portuguesas, nascidas em 2019 e 2021 (respetivamente) que, além de produzirem produtos isentos de lactose (por não conterem, de todo, leite e derivados na lista de alimentos) são aptos para qualquer pessoa que sofra de uma alergia ou intolerância alimentar. Isto porque todos os 14 principais alergénios (entre os quais o leite, o trigo e o ovo) ficam de fora da composição dos seus snacks e preparados.

Motivada pela alergia severa ao ovo do seu filho, Ana Rodrigues, engenheira alimentar de profissão, pensou em usar a sua experiência profissional para “criar uma empresa que pudesse dar resposta não só às necessidades da [sua] família, mas também de muitas outras famílias que lidam com restrições alimentares”. Nasce assim, em primeiro lugar, a Fidu. Dois anos depois, no âmbito do programa Start&CO, uma iniciativa da Nestlé Portugal, é criada a Freeness. Vejamos o que cada marca oferece.

Fidu: alimentos inclusivos (sem lactose)

Preparados para bolos, cupcakes, bolachas e panquecas, chocolates (em tablete ou em creme para barrar) e ainda outros produtos bio: estes são os tipos de produtos que podemos encontrar no catálogo da Fidu. Segundo a fundadora, o seu objetivo é “apresentar alternativas seguras mais próximas dos produtos convencionais que se assemelhem a estes em termos de sabor e textura”.

Esta preocupação surge, sobretudo, porque, revela Ana Rodrigues, “com um filho com alergia severa ao ovo, que reage por ingestão e contacto, as festas, onde nunca faltam bolos e doces cheios de ovos, eram a maior fonte de ansiedade”. Assim, porque não colmatar uma falha no mercado português – onde, apesar de irem aparecendo cada vez mais produtos sem lactose, sem glúten e vegan, estes nem sempre são aptos para pessoas com alergias alimentares -, criando “uma marca que tivesse uma visão mais inclusiva e que produzisse alimentos que fossem efetivamente aptos para alérgicos”?

Assim nasceu a Fidu, uma marca que permite a qualquer pessoa “fazer celebrações mais inclusivas”, uma vez que “os produtos Fidu podem ser consumidos por qualquer pessoa e têm atraído a atenção dos consumidores que procuram soluções fáceis e práticas, feitas

com ingredientes naturais e sem aditivos artificiais”.

Os produtos da marca estão à venda na sua loja online e também nalgumas lojas, um pouco por todo o país.

Freeness: snacks naturais (sem lactose)

Quanto à Freeness, o princípio é o mesmo: disponibilizar no mercado uma gama de produtos “isentos dos 14 principais alergénios e sem vestígios, aptos para a maioria das alergias e intolerâncias alimentares”. O que difere, então, é o tipo de produto que se apresenta: snacks “feitos com ingredientes 100% naturais, sem adição de açúcares, ricos em fibra e com baixo teor de gordura saturada”.

Para já, esta marca – que, além das suas preocupações “com a nutrição, saúde, bem-estar e inclusão alimentar, também se preocupa em contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta” – disponibiliza os seus snacks em três sabores: frambosa, cacau e maçã/canela.  Estes são produzidos “a partir de ingredientes biológicos, como fruta desidratada, cereais e sementes”.
Tal como os produtos da Fidu, a Freeness vende os seus produtos em loja online própria, estando também à venda em (alguns) hipermercados Continente.