E se dissermos que descobrimos a receita do verdadeiro esparguete à carbonara sem lactose? Este tão apreciado prato da cozinha italiana é, certamente, uma das receitas mais reproduzidas em todo o mundo.
O primeiro mito a desfazer sobre a carbonara é que a receita original não leva natas. Logo aí, eliminamos já uma boa quantidade de lactose. Então, mas de que é feito o molho da carbonara, para ficar com aquela cremosidade? A resposta é: queijo parmesão e ovos. O queijo parmesão é um dos tipos de queijo com menor teor de lactose. Contudo, se preferirmos, podemos optar por uma versão sem lactose (esta, por exemplo).
Ingredientes (para duas pessoas):
- 200 gr. de esparguete
- 2 gemas de ovo
- 1 clara de ovo
- 50 gramas de queijo parmesão ralado (sem lactose)
- 50 gramas de bacon em cubos
- Azeite q.b.
- Pimenta preta moída
- Sal
Modo de preparação:
- Colocamos ao lume uma panela com bastante água e algum sal. Quando começar a ferver, adicionamos o esparguete inteiro, deixando cozer durante o tempo indicado na embalagem.
- Numa frigideira, colocamos azeite a aquecer e, quando estiver quente, adicionamos os cubos de bacon e fritamos até estar crocante, desligando o lume.
- Quando a massa estiver cozida, tiramos a água e adicionamos a massa à frigideira, deixando arrefecer um pouco.
- Colocamos um ovo inteiro numa taça, adicionamos mais uma gema e batemos.
- Adicionamos ao ovo o queijo parmesão ralado e mexemos.
- Ao preparado do ovo com o queijo, acrescentamos pimenta preta moída a gosto.
- Vertemos o molho para a frigideira e mexemos muito bem, até ficar cremoso (o calor residual da frigideira será suficiente para dar cremosidade ao molho, evitando que os ovos cozam demasiado).