Quem não se delicia com um bom pedaço de chocolate?! Contudo, o desafio de olhar para uma prateleira cheia de tabletes e bombons sem querer levar todos para casa é ainda mais difícil para quem é intolerante à lactose.
Uma das opções pode ser a escolha de um chocolate com alto teor em cacau (70% ou mais), já que estes, normalmente, não têm leite na sua composição. Assim, este tipo de chocolate pode não ser adequado para quem é alérgico ao leite (se disser, na embalagem “pode conter vestígios de leite”), mas ser tolerado por intolerantes à lactose (explicamos melhor neste artigo).
Contudo, se quisermos ter mesmo a certeza de que não vamos levar lactose para casa, escondida no chocolate, as versões vegan podem ser uma boa opção.
Chocolates vegan
Benjamissimo
É na capital búlgara (Sofia) que Sarah, Martin e Krassimir produzem a gama de chocolates revolucionários da marca alemã Bio Benjamin. A sua já vasta gama de tabletes 100% vegan, feitas a partir de cacau de pequenos produtores de Nicarágua, da Colômbia e do Equador, vai desde o mais simples chocolate negro com alta percentagem de cacau a variedades com limão, menta, framboesa e até matcha.
Iswari
Originários de grãos de cacau produzidos numa fazenda familiar equatoriana, os chocolates Iswari são produzidos apenas com ingredientes 100% naturais e de origem vegetal. Para além da versão simples, esta marca vegan dispõe ainda de versões com menta, quinoa e laranja, goji e gengibre. Podemos encontrá-los nas lojas Celeiro ou na loja online da marca.
Frankonia
Na hora de um intolerante à lactose escolher o seu chocolate, o chocolate de leite ou o chocolate branco não costumam ser opções viáveis. Contudo, não tem de ser assim. Da Alemanha, chegam-nos tabletes e bombons com recheio de creme de leite e pedaços de amêndoa sem lactose e sem glúten. A Frankonia tem ainda uma gama de tabletes vegan.
Wiloco
Com o selo “Made in Belgica”, a Wiloco dispõe, na sua gama, de versões vegan, sem lactose e sem glúten dos famosos pralinés (frutos do mar e bombons sortidos). Podemos encontrá-los nas lojas Celeiro, no El Corte Inglés ou no Ervanário Portuense.
Veganz
Esta marca nasceu em Berlim, com o desejo de “tornar o mundo melhor e mais delicioso” e, desde então, já criou mais de 160 produtos vegan. Entre eles, estão algumas variedades de chocolates, que podemos encontrar à venda no Continente (avelã, frutos e quinoa ou chocolate branco com amêndoa).