É um prato delicioso, mas que nos deixa sempre desgostosos devido à intolerância à lactose. Mas e se dissermos que temos a alternativa perfeita neste artigo? Uma adaptação perfeita que nos deixa com a clara sensação de que as diferenças entre o prato com e sem lactose são praticamente mínimas. Vamos experimentar fazer este prato delicioso? Deixamos aqui a receita para servir a toda a família. Neste caso, e como se trata de um prato fantástico, vamos recomendar que seja feito para várias pessoas e, deste modo, deixamos a receita para uma refeição para seis pessoas:
Ingredientes:
Molho Bechamel de Soja:
● 1 litro de bebida de soja light
● 2 colheres de amido de milho
● 20gr de manteiga de soja
Bacalhau com natas de soja:
● 3 postas de bacalhau
● 1kg de batatas para fritar
● 1 cebola grande
● 4 dentes de alho
● Azeite
● Sal marinho
Molho bechamel de soja:
● 250ml de natas de soja
● Pão ralado qb
● Pimenta Cayenne
● Mistura de pimentas
● 1 folha de louro
● Cebolinho picado
Modo de preparação – Molho Bechamel de Soja:
1. Levamos um tacho ao lume e adicionamos a manteiga de soja. Quando estiver derretida, adicionamos o amido de milho e mexemos até ficar dourada.
2. Em seguida, adicionamos a bebida de soja light e vamos mexendo aos poucos, mas sem abrandar o movimento.
Modo de preparação – Bacalhau com Natas de Soja:
1. Colocamos as postas em água e deixamo-las no frigorífico durante a noite. Mudamos a água de manhã e voltamos a deixá-las no frigorífico. Depois retiramos da água.
2. Cozemos o bacalhau em água e, depois de cozido, retiramo-lo da água sem deixar arrefecer. Em seguida, arranjamos o bacalhau, tirando as espinhas e a pele.
3. Descascamos as batatas e cortamo-las aos palitos. Fritamos e escorremos em papel absorvente.
4. Depois levamos uma frigideira larga e de pouco fundo ao lume com azeite, cebola picada, alhos e folha de louro. Só paramos quando a cebola ficar transparente.
5. Em seguida vamos ao bacalhau novamente. Colocamos o bacalhau já desfiado na frigideira e misturamos tudo com uma colher de pau.
6. Temperamos, em seguida, com as especiarias indicadas (ou outras que se possam adequar).
7. Retiramos tudo e colocamos numa taça.
8. A seguir colocamos o molho bechamel que se pode fazer com natas de soja e adicionamos ao produto. Feito o processo é hora de tratar da ida do bacalhau ao forno.
9. Vamos buscar um tabuleiro para ir ao forno, colocamos manteiga e polvilhamos com farinha. Inserimos a camada de batatas e depois outra com cebolas, bacalhau e alhos. No fim, colocamos o molho de natas de soja por cima e polvilhamos com pão ralado.
10. No fim, é hora de deixar no forno a gratinar a 180 graus durante cerca de trinta minutos. Após esse período, é tempo de servir e aproveitar esta belíssima refeição.